
Quer compartilhar idéias sobre tudo: beleza, saude, make up,compra, venda, troca, organização, ciências em geral, etc...então vem pra cá!
Curiosidades
Os segredos do cérebro feminino Posted: 14 May 2010 04:18 AM PDT por Rubens Mário Mazzini Rodrigues
Nunca houve dúvidas, entretanto, que homens e mulheres são diferentes, não apenas fisicamente, mas, também em relação à maneira de pensar, sentir e se comportar. Essas diferenças costumavam ser atribuídas a questões meramente culturais e educacionais. O estudo do cérebro feminino, no entanto, vem demonstrando que essas diferenças estão em boa parte determinadas biológica e geneticamente por diferenças essenciais na estrutura cerebral de machos e fêmeas da espécie. As diferenças aparecem de forma mais evidente no comportamento. Por exemplo, os homens são tendem a falar menos e a ter maior dificuldade em expressar emoções em verbalmente, porém, têm mais facilidade na orientação espacial e orientam-se melhor. As mulheres são mais falantes, são capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas tem mais dificuldade em se localizar nas ruas de uma grande cidade.
A maior parte das diferenças foram se estabelecendo ao longo da evolução, relacionadas aos papéis desempenhados pelo homem e pela mulher na natureza e na sociedade em função de suas diferenças físicas. Nos tempos primitivos, a principal atividade dos era a caça e a guerra, em função da força física. Já, às mulheres tocava cuidar da prole, das colheitas, das roupas e da alimentação, inclusive devido a seu aparato biológico destinado à reprodução e amamentação. Essa especialização de tarefas levou ao desenvolvimento distinto em diferentes regiões do cérebro. A caça exigia um maior domínio do espaço e das distâncias bem como da orientação em vastas áreas geográficas. A função feminina exigia a necessidade de perceber se as crianças estavam bem ou não, isto é, a capacidade de compreender, através da sensibilidade, o que o outro está sentindo e necessitando a cada momento.
Essas distintas competências sociais agiram ao nível do cérebro, determinado que algumas regiões se desenvolvessem em detrimento de outras. Por exemplo, a maior aptidão masculina para análise e sistematização é determinada pelo maior desenvolvimento de uma região do cérebro, o Lobo Parietal Inferior (LPI), localizado na região acima do nível das orelhas. Por isso, nos homens, o LPI do hemisfério esquerdo é maior do direito, enquanto que no cérebro feminino se passa o contrário. O hemisfério esquerdo está relacionado às habilidades matemáticas, com a percepção do tempo e do espaço e com a capacidade de rotação mental de figuras tridimensionais. Isso explica por que os homens têm maior facilidade em jogos de estratégia.
As capacidades sensoriais femininas são mais desenvolvidas do que as masculinas, motivo pelo qual elas conseguem interpretar os pequenos sinais não verbais dos outros e tirar conclusões mais rapidamente sobre o seu estado de espírito. Isto justifica a proverbial insensibilidade dos homens e explica o famoso sexto sentido feminino. Em termos da estrutura cerebral, isso determinou um maior desenvolvimento de um centro cerebral chamado hipocampo, que as leva a expressar melhor as emoções e a ter mais facilidade em recordar acontecimentos marcantes em termos emocionais. Por isso elas sempre tem aquelas lembranças que tiram do fundo do baú. As mulheres vêem melhor à noite e os homens de dia. A necessidade de dar atenção a tantas tarefas de modo simultâneo, que remonta ao tempo das cavernas, deu às mulheres uma visão periférica mais ampla do que a dos homens, que alcança quase 180 graus. Já, os homens, levam vantagem na visão à distância, que lhes era útil nas caçadas e que explica porque eles tem bem melhor pontaria do que as mulheres. Essa mesma visão periférica permite às mulheres espreitar os homens sem que eles percebam usando o famoso olhar de canto de olho. Os homens, que precisam olhar diretamente, são facilmente apanhados quando dirigem às mulheres com o seu não menos famoso olhar de raios-X. Fatos curiosos: O cérebro masculino é 10% maior do que o feminino. Na prática, isso não faz diferença, porque as mulheres registram uma maior atividade da matéria cinzenta, o que significa que o cérebro feminino processa informação de modo mais eficiente. O hemisfério direito é maior nos homens, bem como a amídala (a área mais primitiva do cérebro) o que explica a maior agressividade do sexo masculino e porque os homens tem reações físicas mais rápidas. As mulheres falam três vezes mais do que os homens. Cerca de 20 mil palavras por dia, contra as 13 mil masculinas. Elas também falam mais rapidamente e dedicam mais tempo a matraquear. A queixa comum das mulheres de que os homens não ouvem o que elas dizem tem fundamento: a testosterona reduz o tamanho da região do cérebro responsável pela audição. Os homens pensam em sexo a cada 52 segundos e as mulheres apenas uma vez por dia, em média. A região do cérebro responsável pelos pensamentos sexuais é duas vezes maior nos homens do que nas mulheres. Embora as mulheres reajam mais depressa à dor, que sentem com mais intensidade, elas tem maior resistência ao desconforto causado pela dor em longo prazo. As mulheres conseguem armazenar informação aleatória e irrelevante por mais tempo, enquanto eles apenas memorizam informação se a organizarem de forma coerente ou se a sentirem como importante e útil. Essas e outras descobertas sobre o funcionamento do cérebro feminino serão desvendados e apresentados na palestra “Os Segredos do Cérebro Feminino” com o Dr. Rubens Mário Mazzini Rodrigues, no dia 27 de maio às 19:30. |
Posted: 11 May 2010 05:15 PM PDT
Como seria uma prisão no país com o maior índice de desenvolvimento humano?
A prisão Halden, na Noruega, levou 10 anos para ser concluída e custou mais de 250 milhões de dólares. A estrutura é moderna e as janelas não possuem grades. Os 252 detentos contam com banheiro privado, televisão com tela plana, ginásio, capela, biblioteca, campo de futebol e, até mesmo, um estúdio de som!
Somente com os grafites, foram gastos 1 milhão de dólares contratando um artista para decorar os muros.
Tá certo que o objetivo maior dessa prisão é reabilitar, e não punir, mas acho que exageraram “um pouco”. Mesmo para um país como a Noruega.
Confiram as fotos.